Bir Zamanlar Anadolu'da (2011)



Acabei de vir do cinema. Fui assistir ao filme Bir Zamanlar Anadolu'da (Em Portugal, "Era uma vez na Anatólia"), um filme turco de 2011, vencedor de alguns prémios por esse mundo fora, como por exemplo o Grande Prémio do Júri de Cannes. Sinceramente, fiquei interessado neste filme pelo poster. Acho-o perfeito, tem um toque de mistério e silêncio que me atrái bastante. E o filme é tudo isso. Destaque para a fantástica fotografia. De génio. Diálogos simples, mas bons e poéticos. Apenas achei um pouco longo, mas fora isso, achei um filme bastante aceitável. É um filme que precisa de ser assistido com paciência, cabeça e, principalmente, com muita atenção, visto que é muito parado, muito directo, e pode aborrecer.

Em 2010, fui ao Festróia, e essa edição era dedicada ao cinema turco. Fiquei com uma excelente impressão do cinema turco, e este filme veio dar-me mais certezas que há muito bom cinema escondido em buracos onde não se fala inglês.

Faltam salas em Portugal que se dediquem a passar filmes pouco conhecidos, independentes, de outros países, ou até mesmo portugueses. O conceito era excelente, e muita falta fazia. Fica a dica.





Sem comentários:

Enviar um comentário