Última Parada 174 (Autocarro 174) (2008)



Um filme que retrata a sociedade e a situação brasileira como eu sempre imaginei, mesmo nunca lá tendo ido. Última Parada 174 (Autocarro 174, em português de Portugal), conta-nos a história real de Sandro Nascimento, um rapaz de rua que em criança presenciou o assassinato da sua mãe. Histórias destas são o pão de cada dia no Brasil, mas o que torna a vida este rapaz diferente, é que ele foi um dos sobreviventes da chacina da Candelária e, anos mais tarde, ficou conhecido por ter sequestrado umas quantas pessoas dentro de um autocarro, acontecimento que fez parar o Brasil e o Mundo. O filme é pesado, toca na ferida, mas concordo com aqueles que dizem que o realizador tentou com este filme fazer dele um herói.

Sendo assim, eu pergunto: Será que o argumento deste filme é mesmo baseado na história de vida dele, ou apenas pegaram nos dois acontecimentos reais e marcantes (chacina e sequestro) e, fora isso, criaram tudo o resto? Se assim é, então cuidado, é bom não confundir a ficção que este filme relata, com o que realmente o rapaz viveu.

O filme é muito bom, a história tem uma construção de génio. É fantástico como em cento e tal minutos se consegue dizer tanto e tocar em tantos pormenores e exemplos, ainda por cima bem reais.
O cinema brasileiro sempre me surpreendeu, e este filme não é excepção. Valeu, cara!


Sem comentários:

Enviar um comentário